segunda-feira, 23 de março de 2009

Parece que vai ter de ser...Sporting.

Sinceramente, não me apetecia nada escrever sobre o último derby entre Sporting e Benfica, visto que esse jogo já fez correr muita tinta. Contudo, é preciso desabafar de vez em quando.

Primeiro ponto: O Sporting foi roubado. Disso não há dúvida. Mas é preciso ter noção que os erros de arbitragem, quer sejam por culpa do árbitro, quer sejam por culpa dos jogadores, fazem parte do futebol desde sempre. A menos que o futebol comece a ser praticado por robôs, estes erros continuarão a fazer parte do futebol. É verdade que o Sporting já foi beneficiado noutras ocasiões, mas esta época tem havido muitos erros a prejudicar o Sporting. Mas daí a querer um repetição da final, ainda vai muitos quilómetros. Vamos lá ter calma e não vamos mudar todas regras do futebol de um momento para o outro.

Segundo ponto: Mas que raio se passa com a televisão nacional? Toda a tarde a falar da final da Taça da Liga? Sim claro, uma competição histórica como esta, com 2 anos, merece esta atenção toda.
Acho que nem o FC Porto teve tanto direito de antena quando foi campeão europeu. A sério! Até de helicóptero andaram acompanhar as duas equipas. Arre diabo, parecia a final do EURO 2004

Terceiro ponto: O Benfica marcou um golo através de uma grande penalidade que não existia, mas que passou a existir a partir do momento que o Lucílio Baptista assim o ditou. Ponto final. Claro que com a expulsão ficou tudo mais complicado (mas como estou a falar do Pedro Silva, se calhar até foi melhor). Contudo, será que se não houvesse penalti, o Sporting aguentaria o resto do jogo sem sofrer golos? O pessoal fala como se o jogo se passasse do mesmo modo com ou sem penalti, mas isso nunca se saberá.
Além disso, se esta competição não interessa a ninguém (ou isso é o que dizem, aliás, se não me engano, o Benfica era contra esta competição), para quê tanto espalhafato? O Sporting reagiu como se o mundo fosse acabar, e por um lado até compreendo essa reacçao. Mas existem momentos futebolísticos bem mais marcantes que o momento passado na final de Sábado passado, momentos como este:



Se ainda existe alguma alma que não conhece este momento (como por exemplo a minha mãezinha), este golo foi marcado com a MÃO, nos QUARTOS DE FINAL do MUNDIAL 86 no México. Ora, acho que a o Mundial deve ser mais importante que a Taça da Liga.
O meu ponto é: se até numa final do Mundial acontecem lances tão ou mais polémicos como o de Sábado, porque não pode acontecer numa competição de dimensão quase nula?

Quarto ponto: Em vez de se queixar da arbitragem, os jogadores do Sporting deviam era ir treinar a marcação de grandes penalidades. É a segunda final consecutiva que perdem através dos penalties. Na época passada o Sporting falhou 45%(!) dos penalties. Das 24 penalidades a favor do Sporting, apenas 13 entraram. Isto é MAU!

E pronto. Estou triste por perder como perdemos (através de penalties), mas não faço disso um drama. Queria mesmo era o campeonato, isso é que era!

P.S. O jogo foi muito fraco, tirando um momento ou outro.

5 comentários:

  1. ondes estão os palavrões e os insultos da revolta? =)

    Não percebo nada disso de "futebol" mas segundo o que estou a par parece-me uma opinião bastante sensata para um sportinguista

    ResponderEliminar
  2. Louvo-te a sensatez. Fossem todos os sportinguistas como tu e, se calhar, o FC Porto não teria este poderio todo. Mas isso são contas de outro rosário. Quanto ao post, umas ressalvas:

    - este circo todo foi feito porque foi... contra o Benfica. E, aos olhos do adepto comum do Sporting, a fraca prestação da equipa (principalmente na Champions) está desculpada porque foram roubados contra o Benfica. E isso desculpa tudo.
    - a SIC só tem a transmissão da Taça da Liga e já se sabe como o futebol dá audiências. Então, toca a render o peixe. Melhor ainda se for um Sporting-Benfica.
    - esse golo do Maradona contra a Inglaterra foi nos Quartos-de-final e não na final do Mundial de 86. Por falar em erros, o Benfica já foi a uma final da Champions com um golo marcado com a mão.
    - a Taça da Liga não interessa ao menino Jesus.
    - mal ou bem marcadas, o certo é que nas grandes penalidades houve muito mérito de Quim.
    - hilariante a justificação de Paulo Bento para aquele lindo gesto com a mão.
    - enorme Pedro Silva! Já tem um lugar no meu coração ao lado do Sá Pinto. =P

    ResponderEliminar
  3. Correcção feita! Bem me parecia que aquele golo do Maradona não tinha sido na final, mas emocionei-me a escrever o post e esqueci-me de ir confirmar :P Obrigado pela chamada de atenção.

    O Quim teve bastante mérito, mas não haja dúvida que por muito bom que um guarda-redes seja, se o penalty for bem marcado, nem o "Aranha Negra" conseguiria ir buscar a bola; daí o desmérito dos jogadores do Sporting.

    Concordo contigo; o Paulo Bento esteve muito bem com aquele gesto, acho que foi uma das poucas coisas boas do jogo.

    O Sporting não teve uma má prestação na Champions. Teve sim uma má prestação nos 8avos final. Não te esqueças que foi a primeira vez que passamos a fase de grupos (finalmente). Eheheh.

    Ângela, eu sou uma pessoa pacífica; nada de insultos e asneiredo. Já me devias conhecer :D

    ResponderEliminar
  4. Sim senhor, Sr. Pedroto, muita calma nessa tua análise.
    De facto, é tudo uma questão de incompetência; já todos os clubes foram beneficiados; já todos foram roubados. Tanto o Sporting como o Benfica este ano para chegar à final foram beneficiados (o Benfica frente ao Vitória Guimarãs e o Sporting frente ao Rio Ave e ao Porto). Mas não estou aqui para criar confusão.
    Esta Taça da Liga é uma miséria e por isso que nem me aquece nem me arrefece a postura do Porto perante a mesma. Enquanto ela não tiver moldes sérios e competitivos para todos, não vale a pena.

    Sobre o tal circo de que fala o terinho no primeiro ponto, não sei se concordo. A Champions é a Champions e ter chegado aos oitavos, por muito mau que fosse a prestação lá, já não é mau e é melhor do que outros fizeram. O problema é que o Sporting foi a única equipa que entrou verdadeiramente no espírito da Taça, no ano passado e neste, e ter perdido esta edição da forma como foi, é chato.

    Tinha mais coisas para dizer, sobretudo ao primeiro parágrafo do nosso amigo térinho, mas isso fica para outras oportunidades.

    ResponderEliminar